quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Igreja

foto: Marina Estevão (Ouro Preto, MG)


Sempre me chama atenção a quantidade de pessoas que fazem o sinal da cruz ao passar por uma igreja. Confesso que só entrei em capelas para batizados, e uma vez que fui dama de casamento. Mas igrejas sempre me fascinaram, elas têm uma aura, um mistério que sou louca para descobrir. Nunca entro pois pode parecer hipócrita, uma vez que não sou religiosa. Mas em dias normais, penso "por que cargas d'água essas pessoas tanto entram nas igrejas? o que fazem? para quê rezam tanto?". Penso que talvez rezar seja uma boa ideia, deve acalmar os meus ânseios quando não se tem mais saída para as questões complicadas. Quando você se agarra a um santo, sua vida depende dele. Penso que gostaria de entrar numa igreja não para rezar, mas para pensar. A paz daquele lugar deve proporcionar a paz que preciso aqui dentro. Se Deus quiser falar comigo, acho que eu até posso acreditar nele, afinal, é preciso acreditar em algo, alguém. O alguém não pode ser mais você, mais ele, mais essas pessoas tran-si-tó-ri-as. Se a fé move o mundo, quem sabe um dia eu me mova através dela também. Sempre há um novo dia para recomeçar. Por enquanto, continuo observando as pessoas que fazem o sinal da cruz e imaginando o que pensam. Um dia descubro. Amém.

Um comentário:

  1. Acho que entrar numa Igreja é dispor-se a passar para uma outra dimensão. É sair do racional, do lógico, do compreensível. É aceitar um plano não linear. É abrir-se para o campo da fé (que por natureza é irracional; se não fosse, não seria fé...) Mas, essa disposição não precisa obrigatoriamente levar alguém para dentro da Igreja ou fazer o sinal da cruz. Pode-se aceitar a dimensão irracional do cérebro em um lugar tranquilo, numa praia, à beira de um lago, vendo o pôr do sol, fazendo meditação, ou coisa assim. O importante é abrir-se para o que não se explica pela simples racionalidade. É aceitar, humildemente, que há muitos e muitos mistérios à nossa volta. Isso me tem ajudado...

    ResponderExcluir