domingo, 16 de junho de 2013

20 centavos por um Brasil decente



"Eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor..."

Não sou ligada em política. Apesar de todo mundo falar que é importante - e eu sei que é - nunca tive paciência pra discutir quem é melhor ou pior, quem rouba ou deixa de roubar.
Na última semana eu vi não só o Rio de Janeiro, mas o Brasil dar uma reviravolta nunca antes vista. Mesmo não tão interessada, era impossível não deixar de saber dos Protestos contra o aumento das passagens dos ônibus. Pois bem, fui tomada por uma imensa vontade de expor a minha opinião e não há lugar melhor do que aqui, do que o meu espaço.
Realmente, não são 20 centavos. Eu sou brasileira com orgulho e amor, mas ainda assim falta um pouco de orgulho. A gente tem cultura rica, temos samba, futebol, Carnaval, gente bonita e alegre. Nosso país tem vários estádios de futebol sendo reformados para Copas e Olimpíadas, mas nenhum hospital de qualidade. Não temos moradia suficiente. Água pra todos, esgoto pra todos. Brasil, não são 20 centavos. Eu vejo gente nas ruas, eu vejo drogados, violência e mães que lutam para suas crianças irem à escola todos os dias. Eu não me sinto segura, não vejo policiamento de qualidade. Não vejo educação direita, professores bem pagos, médicos bem pagos. Brasil, é preciso investir sim nos aspectos bons, mas só assim a gente não evolui. Nossa economia não gira em torno de uma bola de futebol. Nós temos sim vândalos, mas os que estão indo para as ruas e lutando por nossos direitos não são eles. Dos manifestantes meu orgulho tá sendo preenchido. É guerra que tá rolando, amigo.
Eu pago sim 20 centavos, mas não pelo dinheiro. Eu pago porque meus pais pagam, porque meus pais querem que eu seja uma pessoa íntegra e formada. Eu pago porque eu quero que tudo mude, no fundo. Eu pago porque esse é o meu país, mesmo com todos os erros. Eu pago porque não quero um policiamento de merda nas ruas, onde não há respeito pelas pessoas.
Mesmo assim, dias de revolta e protesto, mas amanhã eu vou acordar e vai estar tudo na mesma.
40 centavos por dia investidos em gramas novas, viagens para políticos, festas de abertura e encerramento.
Quero 20 centavos por 20 dias de mudança: quero motoristas que parem no ponto e trocadores gentis. E ônibus em bom estado! Nem isso a gente tem.

Tô imaginando na Copa e torcendo para o Brasil não dar show só em campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário