domingo, 24 de março de 2013

Programação


Semana passada estava eu calmíssima e serena no Facebook, quando comecei a ver um número grande de compartilhamento de um certo vídeo. As legendas eram revoltadas, do tipo "Isso ninguém mostra na tv!". Deixei passar uns dias e só aumentavam os compartilhamentos, então resolvi assistir.
Pois bem, o vídeo se tratava daquele mala sem alça do Vinicius Valverde - Google pra saber quem é -  perguntando a um homem dentro de um shopping se ele assistia o programa Big Brother Brasil. E não satisfeito em dizer que não, o indivíduo começou a meter o pau na programação da Globo, dizendo que tanto o Big Brother Brasil quanto o "programa da Regina Casé"  - vulgo Esquenta - não tinham conteúdo algum - Para quem não viu o vídeo, segue o link: http://bit.ly/10VBQFZ 
Gente, eu assisto tanto BBB quanto o Esquenta e eu só posso dizer que adoro os dois programas. Isso significa que sou menos inteligente? Isso significa que não sei usar meu cérebro? Qualquer besteira que alguém diga hoje em dia significa que a pessoa não tem cérebro. O pior é que várias pessoas que eu vi compartilharem o vídeo não sabem nem escrever certo a língua nativa delas e ficam por aí tirando onda.
Isso é uma das coisas que me revolta.
Outra coisa: O dia tem 24 horas. 12 horas do meu dia eu passo na faculdade. Assim como eu, existem milhares de pessoas que, piores do que eu, viram a madrugada trabalhando e estudando. Tudo que eu quero quando chego em casa - já que eu não tenho ninguém pra beijar na boca e ficar abraçadinho - é assistir uma programação que me divirta, que me faça esquecer da agitação do dia-a-dia e das obrigações. Ligo a TV e está passando o que? Novela e BBB, e eu assisto. E por favor, não rotulem isso de burrice, porque simplesmente não é.
O indivíduo revoltado do vídeo comentou que o Esquenta, programa da Regina Casé que passa aos domingos, não tem cultura. Essa pessoa com certeza nunca assistiu realmente o programa. O Esquenta traz pessoas de todas as regiões do Brasil e do Mundo para discutirem assuntos, no mínimo, interessantes. Lógico, tem uma baderna de tocar funk, samba, pagode e todo mundo ir pro palco. Mas isso também não faz parte da cultura do nosso país? Eu acho o Esquenta um programa democrático, onde Miss e gari ocupam o mesmo espaço e dançam coladinho, sem estresse, sem preconceito. Os convidados levam sugestões de livros pras pessoas lerem e lá já vi sugerirem "Cem anos de solidão" e "O cortiço". E aí, o programa é pra burro, né?
Aí vão dizer AH, MAS BIG BROTHER NÃO TEM CONTEÚDO! Realmente não tem, mas e daí? São dois lados: você realmente saber que não tem conteúdo e ficar puto por isso; ou você relaxar e saber que é um programa de entretenimento, e mudar o canal. Sim-ples. Quem assiste futebol não fica intrigado para saber quem vai ganhar?! E torce, e xinga? E nem por isso, futebol é condenado pela população, porque faz parte da cultura do brasileiro. E olha que as torcidas organizadas destroem os estádios e brigam com outras. Mas beleza né, faz parte - É o que dizem.
Deixando claro que eu não condeno nenhuma programação, acho que todos somos donos nos nossos próprios narizes e bundas. Mas nem tudo é motivo pra ser burrice ou falta de cultura. Eu também vejo jornal, falo português correto e melhor do que isso: eu falo "por favor", "obrigada" e "desculpa" sempre que é conveniente.
Vamos relaxar, galera. Não tá a fim, desliga a TV e vai ouvir uma música... Mas tem que ser clássica, senão...



4 comentários:

  1. Concordo com sua visão!
    Odeio de verdade os dois programas, assim como minha namorada odeia o meu futebol...
    Agora, do mesmo jeito q eu peço pra ela respeitar minha paixão por esse esporte, deve-se respeitar o prazer que as pessoas tem por esses programas!
    Mas a merda é quando esse prazer vira um vício, algo q muda o humor e as atitudes da pessoa durante o dia todo.
    Isso vale tanto pro torcedor de time quanto pro torcedor do participante do BBB.
    Quando o entretenimento extrapola a diversão, aí temos que nos rever...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também concordo com você, Luciano! Também odeio pessoas que comentam excessivamente sobre BBB e futebol. Quando começa a tomar a cabeça das pessoas que vira um problema.

      Excluir
  2. Mari, você é demais!! Nunca tinha pensado por esse lado e, mesmo não assistindo nenhum dos dois, consegui concordar com você 100%. Por sinal, você escreve demaaais!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem escrito. Parabens!
    E pra melhorar, é um tema que adoro debater:
    Uma analogia q gosto é a do Big Mac. Por mais que se goste de uma gastronomia elaborada, todos temos vontade de comer uma porcaria de vez em qnd...até um big mac!
    Outro ponto - Por pior q seja, não deixa de ser um reality show. Gênero que, apesar de nao ser dos preferidos da crítica, qnd bem trabalhado pode representar interessante olhar científico sobre o comportamento da espécie humana.
    Por fim, só pra dar uma cutucada no BBB, chamar os integrantes de "brothers" como o chato do Bial faz, é um desserviço à população brasileira, já que utiliza de maneira equivocada um constructo clássico da literatura do séc. XX. Pobre Orwell.

    Cuidado Bial, Big Brother is Watching!!

    PS: Constructo foi phoda hein kakakakkaka

    ResponderExcluir