domingo, 7 de abril de 2013

Refletindo: Dans La Maison (Dentro da casa)



Minha mãe me disse que quando eu era pequena, sempre assistia os filmes da Disney duas vezes seguidas de tanto que eu gostava e queria prestar ainda mais atenção nos detalhes.
Acabei de voltar de um filme no cinema e me senti exatamente assim, querendo assistir pela segunda vez seguida. O filme em questão se chama Dentro da casa - detalhe que este sentimento também veio à tona quando assisti Django Livre, que, aliás, recomendo em looping, mesmo que você não seja fã de sangue por toda a parte.

Dentro da casa é um filme francês, que, por estar muito ocupada abrindo um sanduíche do Mc Donalds - que minhas amigas me viciaram a comer no cinema - não consegui entender o começo, também por não poder entender sem ler a legenda. Quando comecei a prestar atenção, percebi que era mais um dos filmes que me inspiravam pelo tipo de narrativa, meio subjetiva, deixando no 'ar' algumas coisas, chegando até a ser meio poético, no meu ponto de vista.

Em filmes, eu sempre espero de tudo mas gosto daqueles que te surpreendem mesmo assim. A história principal vai até o seu fim, e quando você pensa que acabou... Wrong! O narrador fecha um ciclo e vai para o lado oposto, a outra trama, onde as pessoas ainda não tinham sido diretamente atingidas pelo protagonista, Claude, que chega ao extremo do voyeurismo.

Paixões proibidas - se vistas por um ângulo social - morte, e até uma certa inveja e Complexo de Édipo estão inseridos no contexto. Prende até o final por não esperar para acontecer.
Esperando de tudo, não sinto pudor em nenhuma cena. Acho que as coisas que acontecem em filmes podem plenamente acontecer na vida real - não quando se trata de fadas e animais falantes, obviamente -
E sinto uma certa afinidade em filmes que retratam a vida real que não imaginamos que possa acontecer, justamente porque só vemos nas artes: cinema, teatro.

Não sou mais criança, mas definitivamente, Dentro da casa eu preciso assistir de novo para prestar ainda mais atenção nos detalhes do começo e no filme no geral.
Dessa vez sem Mc Donalds, por favor.

Um comentário:

  1. Belíssima dica!
    Msm eu tendo uma implicância com o cinema francês, irei assistir!
    Se não gostar, quero um sanduíche como estorno!
    hahahahhaaahhaahaha

    ResponderExcluir